Meta 01

segunda-feira, 5 de março de 2012

o cafézinho pode ser um vilão...

Eu já fui viciada em café. Aquele bom e velho café preto, de preferência coado na meia.

Fonte: routenews.com

Na época de faculdade eram duas xícaras das de chá, com café até a borda para aguentar a noite de estudo. Mas eu recorria ao café apenas em época de estudo .. e como eu bebia café de madrugada !!!

Quando comecei a trabalhar, mesmo como estagiária, comecei a beber café de manhã e de tarde para aguentar o batente, até que no meio do ano passado eu estava tomando café duas vezes por período, e cada vez eu tomava pelo menos 300ml de café puro... sem açúcar...

Isso começou a me dar dor no estômago. Comecei a reduzir e vi que melhorei consideravelmente. Além disso, quanto mais café eu bebia, menos efeito a cafeína fazia. Então ter reduzido a quantidade me ajudou a aproveitar o que a cafeína tem de bom: acordar e estimular.

Bom, eu nunca fui fã de café doce. À exceção do café que minha avó fazia e de um trabalho de campo... esse dia foi engraçado: eu e as minhas amigas estávamos na faculdade em Minas Gerais ainda, e passamos uma manhã inteira em um sítio por causa de um trabalho para uma matéria da faculdade. Nesse sítio tinha um laticínio e depois de uma manhã andando pelos morros, nós estávamos famintas.  Na tentativa de conseguir um queijinho (afinal nós estávamos em Minas), fomos até a casa grande ... e pedimos uma água ... e tal ... a cozinheira nos ofereceu café (beeem doce) e um pouco de queijo minas padrão. Na boa, acho que eu e minhas amigas tomamos um litro de café e comemos metade da peça de queijo, que devia ter uns 4kg.

Mas enfim, não foi por isso que eu comecei esse post. Acontece que o café pode ser um vilão na perda de peso. Isso me chamou a atenção na sexta-feira. Saindo da aula de natação eu ouvi a professora comentando.

Apesar de acelerar o metabolismo e estimular, a cafeína acelera a quebra das moléculas dos carboidratos, facilitando a sua absorção. Portanto, tomar um cafézinho depois do almoço pode ser perigoso, porque vai favorecer a absorção de todos aqueles carboidratos que você acabou de comer. O ideal seria substituir por chá e definitivamente abolir o açúcar do cafézinho. (http://dietasehabitos.com.br/cafe-engorda/)

Isso a minha nutricionista já tinha recomendado: nada de açúcar ou aspartame no café ! Estou usando sucralose. Aspartame e sucralose são adoçantes, a diferença é que o primeiro é derivado de petróleo e o outro é derivado da cana-de-açúcar, muito mais natural (ou menos nocivo, devo dizer...), segundo a minha nutricionista.

Bom, a questão é que considerando essa nova informação, estou tomando mais cuidado ao tomar o cafézinho... e com isso meu estômago agradece !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário