Meta 01

terça-feira, 24 de abril de 2012

A questão das sacolas plásticas no mercado - um desabafo!

Não sei se tod@s estão acompanhando o drama das sacolas plásticas nos mercados do estado de São Paulo. Isso está me dando nos nervos !!!

Um resumo do que tem acontecido (na minha percepção): inicialmente as sacolas plásticas foram banidas dos mercados, então a população teria que se adequar usando sacolas retornáveis e outros meios para carregar as compras.

Depois as sacolinhas voltaram pois a população não se adaptou... então deram mais três meses de adaptação. E agora as sacolas plásticas estão proibidas novamente. No aspecto legal, há uma lei para a cidade de São Paulo e para o estado há um acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o governo. (Fonte: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201201251029_TRR_80769008)

Hoje de manhã eu ouvi na rádio um debate sobre isso e uma das questões foi: por que pararam de distribuir sacolas plásticas se temos que comprar sacos de lixo que são feitos de plástico?

Bom, o que eu penso sobre o assunto (como engenheira ambiental e eco-chata que sou):

- as sacolas plásticas NÃO foram feitas para a gente colocar o lixo para o lixeiro. Elas não são resistentes o suficiente e TODOS deveríamos comprar sacos de lixo que são adequados para isso: suportam o peso e são feitos pensando no local onde ficarão - o aterro sanitário.

Fonte: carapicuiba.olx.com.br
- as sacolas plásticas podem ser biodegradáveis, mas mesmo assim causam problema. Até a degradação ela pode entupir bueiros, serem engolidas por tartarugas marinhas (sério, o que você joga no chão vai para no mar, porque a chuva leva para o rio e o rio desagua no mar... é muito mais rápido a sacolhinha chegar no mar do que ser degradada. Muitas tartarugas são achadas mortas porque comem sacolas plásticas achando que são águas vivas, seu alimento favorito).

Fonte: globalgarbage.org

Fonte: institutoecofaxina.org.br
- realmente é muito mais cômodo passar no mercado e não ter que pensar em como levar, mas hoje em dia temos várias alternativas de sacolas retornáveis que são fáceis de carregar. Se as pessoas não querem adquirir esse hábito, então ao invés de fazer um movimento pela volta das sacolas plásticas, por que não fazer um movimento pelas sacolas de papel, como antigamente?

Fonte: poalistrado.blogspot.com

Fonte: vinasocial.blogspot.com

Fonte: curyconstrutora.com.br
- se o argumento é : o preço da sacola plástica já está incluso nos preços do produto, não é justo cobrarem por sacolas retornáveis. Então brigue com o mercado para te darem sacolas de papel. O papel degrada muuuuito mais rápido que o plástico. Deixe o papel do pão (de padaria) na água por um tempo... não dissolve rapidinho ?

Fonte: pitacopublico.blogspot.com
Fonte: todaoferta.uol.com.br
- outra alternativa seria as pessoas se planejarem antes das compras. Já saia de casa pensando no que você vai comprar e em como você vai carregar tudo ! Se você vai a pé e não vai conseguir carregar tudo em uma caixa, pense bem: você realmente conseguiria carregar tudo em sacolhinhas ? Se sim, aposto que seu ortopedista não aprovaria o ato !

Eu acho super válido esse movimento pela diminuição do uso de sacolas plásticas !!

Consciência ambiental, galera !!! Se não pelo natureza, que seja pelos nosso filhos e netos !!!

Um comentário:

  1. Olá,vim te visitar,e adorei seu blog!!!Já estou te seguindo viu!!!OLha amiga,eu trabalho em supermercado,trabalho no Rh mas já trabalhei muito tempo no caixa,e percebia que as pessoas ainda não se deram conta do que estão fazendo com a natureza,e consequentemente com elas mesmas...Um grande beijo

    ResponderExcluir