Meta 01

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Não que eu seja contra...

... mas tem coisas que não sou totalmente a favor.

Quero deixar claro que não estou desaprovando Jenn Leyva (http://fatandtheivy.tumblr.com/), pelo contrário, entendi que ela está expressando seus sentimentos como eu... mas eu acho que está havendo uma deturpação dos valores e dos conceitos.

Ontem eu estava a vagando pela net atoa, quando me deparei com uma reportagem da Marie Claire ("Sou gorda e aprendi a amar meu corpo"). Essa reportagem é sobre uma gordinha blogueira que é uma ativista das mulheres acima do peso.


Jenn Leyva - Fonte: Marie Claire

Achei a reportagem bem interessante... mas eu fiquei pensando sobre algumas coisas.

Eu acho super importante a mulher (e mesmo o homem) aceitar seu corpo da maneira como ele é. A pessoa tem que se sentir bem mesmo estando acima do peso e ver beleza em cada detalhe !

Uma coisa importante é que o companheiro ou companheira também vejam beleza na outra pessoa. Afinal, eu acho que não há nada de errado nas curvas ou nos quilinhos a mais.

Eu, por exemplo, não tenho intenção de ficar magérrima. Eu queria uma cintura e braços mais finos. Mas eu gosto no meu busto, do meu quadril, da minha pernas (que de tão grossas parecem estar sempre inchadas). Acho que a gente precisa se amar !!! Só que eu percebi uma melhora absurda ma textura da minha pele... no brilho dos meus cabelos e no meu humor depois que comecei uma dieta, que dentre outras cosias, resultou no emagrecimento.

Eu acho que está havendo uma banalização do assunto. Um modismo "plus size". Estão tentando lançar a moda de que ser gordinho é legal e bonito. Eu acho que não é bem isso. Tratar o assunto dessa maneira pode servir de fuga para as pessoas. Estar acima do peso tem muitas consequências para a saúde: problemas de circulação, fadiga, diabetes. E se o assunto começar a ser banalizado, acho que poderíamos ter um "boom" de gordinho sem saúde. Acho complicado uma criança crescer achando que ser magérrima é o ideal, mas também acho complicado você falar para uma criança que ser gordinho é legal.

A relação "magro - saudável" e "gordinho - sem saúde ", para mim, ainda é muito aplicável. Eu não estou dizendo que só é possível ser saudável quando se é magro, pelo contrário, muitos gordinhos são mais saudáveis que muitos magricelos. Eu só acho que os extremos são perigosos.

Se a gente pensar friamente, quantos gordinhos chegam aos cem anos ??? e aos 90?? aos 80?

É um assunto complexo, eu mesma ainda tenho muitas dúvidas sobre isso...

Eu sou contra o movimento "plus size".. eu sou a favor do movimento "love yourserlf" !!! As pessoas devem se amar. Mas a briga contra a ditadura da magreza não pode ser usada como escudo para a preguiça e o descuido pessoal. Eu estou aqui com esse porque quero me sentir melhor comigo !!! Não vou deixar de ir atrás do meu sonho porque é legal ser gordinho, e nem vou ficar sonhando em entrar em um shorts da "Planet Girls" e me sentir ultra sexy, porque eu não sou assim !

Meninas, se amem !!! Não é preciso ficar radiante todas as vezes que nos olhamos no espelho, mas vamos aprender a nos valorizar !!!

Apenas um desabafo...

2 comentários:

  1. Jubis, sinceramente não parei para pensar sobre este tema... mas acho legal este movimento plus size, 1º pois chama a atenção do mercado para a necessidade latente de se fabricar mais roupas com diversidade para essa parcela da sociedade que é marginalizada, pois isso realmente acontece... pessoas mais cheinhas que nã estão no padrão do 36 ao 44, sofrem com a escassez de oferta e modelos bonitos, muita roupa feia, larga, sem modelagem, e neste sentido acho válido! Não sou a favor de exaltar a obesidade, longe de mim, mas não podemos fechar os olhos a esta epidemia mundial. E devemos tbém levar em consideração a dificuldade (verdadeira) que é emagrecer. E tirando que a baixa autoestima só agrava o quadro, pois quem não se gosta não busca melhorar... portanto acho bacana, as meninas se amarem, se gostarem, e mais, acho muito importante a moda, o mercado e amídia perceber isso, mesmo que exista aí por tras um mega apelo comercial, afinal, o consumo aumentaria etc... Sou a favor de todas nós nos aceitarmos, nossos corpos e apartir daí sim, buscar sempre o nosso melhor, seja ficar mais bonita, ou mais saudável. Alias saúde deveria vir antes de qualquer busca pela vaidade, e nisto o peso saudável ajuda muito!!!
    Estou te seguindo viu?
    Ah, posso dar uma sugestão? Tira a verificação de palavras dos comentários... é chat e dá muito erro!!!!
    Bjocaas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, então ...eu fico super confusa com o assunto! Também acho super importante as pessoas se amarem da maneira como são, e mais importante ainda é todos terem opções de acordo, não só na moda, mas também em questão a espaço em avião, em conforto nas cadeiras de cinema... tudo isso...

      mas acho que o limiar entre conscientização e banalização é muito tênue ... e é isso me preocupa !

      Acho que o que me incomoda não é tando o movimento "plus size" mas sim a maneira como ele tem sido feito !

      é complexo .... ainda tô em crise sobre isso !

      Mas adorei seu comentário !!! vlw por e seguir !!! tbm estou te seguindo (e vlw pela dica !!)
      beijinhos

      Excluir